segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

“Estou acima do peso sim, e daí?”


Daí que começa a grande confusão.
Pessoas que falam em preconceito, mas agem de forma preconceituosa.
Por que somente mulheres acima do peso seriam “mulheres reais”, por exemplo? Se for magra deixa de ser?
Ser chamada de gorda é ofensa, mas falar que as magras são “saco de osso”, pode.
 

Falta mesmo é respeito entre as pessoas. Não só entre gordos e magros. O tempo vai passando e valores vão se perdendo cada vez mais. Raramente alguém pensa em fazer algo pelo próximo se não tiver algum benefício com isso.
 

Segmento Plus Size e obesidade


 O mercado GG tem ganhado cada vez mais espaço na mídia. Antes, vistas simplesmente como “gordas” agora estampam catálogos de moda e fazem sucesso nas passarelas. São as modelos plus size. Toda essa notoriedade desperta sonhos em muitas mulheres que vêem na carreira de modelo plus, de certa forma, uma oportunidade de renovação.


E isso acaba frustrando muitas delas, pois para ser modelo plus também há requisitos, e nem toda gordinha tem. Além disso, hoje, há pouco mercado para a quantidade de aspirantes a modelo. 

  “Se eu tiver vontade, como uma barra de chocolate. Mas ser modelo plus size não significa que você pode ficar sentada no sofá e comer o dia inteiro. O mercado exige que a gente esteja com os músculos durinhos, sem um barrigão flácido. Eu ando de bicicleta em Manhattan e malho de três a cinco vezes por semana. No fim de uma aula de spinning, saio cansada como quem foi para a guerra. Mas me sinto ótima.” (Fluvia Lacerda, modelo plus size, em entrevista para Revista Veja)
 

Estar acima do peso não faz da mulher modelo plus, e ser modelo não quer dizer que está acima do peso e tudo bem. Cuidar da saúde é fundamental para qualquer pessoa independente de peso e medida.

Em resumo, movimento plus size não faz apologia a obesidade.

Talvez poucas não saibam, mas “Plus Size” é o nome dado pelos norte-americanos para modelos de roupas acima do padrão convencional disponível nas lojas.
Plus = Mais, Size = Tamanho (Tamanho Maior). No Brasil, também conhecido como Moda GG, para manequim a partir do tamanho 44.
Categoria criada para que mulheres acima do peso também tenham acesso a roupas e acessórios da moda. Que mulher não quer abrir uma revista e ver modelos com o corpo igual o seu?

O ideal, é que as mulheres GG percebam que talvez aquele seja seu biotipo, dietas da moda não funcionam e não dá para começar a viver somente quando atingir o peso ideal que a indústria da moda impõe através de ensaios com modelos magérrimas.

Padrão de beleza é ser feliz!

2012 DIFERENTE

Recentemente criamos no Facebook, o grupo 2012 Diferente, com o intuito de unir e incentivar mulheres a manterem alimentação saudável, incluírem a pratica de atividade física em seu dia-a-dia e tomar atitudes que façam de 2012 um ano diferente em suas vidas.

É surpreendente e gratificante ver a evolução diária. A motivação, a união dos membros do grupo. As histórias ali compartilhadas nos fazem ver que com força de vontade é possível alcançar resultados incríveis.

“Tô amando muito tudo por aqui!!
Parabéns a cada uma de vocês pelo dia a dia, querer ser melhor já te faz melhor!
E lembrem-se, cada uma tem seu próprio ritmo. O organismo de cada pessoa trabalha de um jeito. A velocidade com que eu emagreço pode não ser a mesma com que você emagrece.
Do mesmo modo, a dieta que serve para mim pode não ser a ideal pra você...
Se colocar prazos é bacana, mas sem esquecer do limite do corpo de cada uma, ok?!
Se você emagrece 10kg em um mês e eu só emagreço 4kg, isso não quer dizer que eu não tenha me empenhado tanto ou mais quanto você, certo?!
O importante disso tudo é que todas nós optamos por uma alimentação mais saudável aliada à prática de exercícios (e esta formula sim não falha pra ninguém!!)
PARABÉNS suas lindas!!! ”

“Comecei a dieta na segunda e fui me pesar emagreci 1 kilo, parece pouco, mas pra mim é bom D+. Agora então entrando para o DESAFIO #ComoFaz, ai que vou emagrecer com gosto. Bjs meninas!!!! F E L I Z”

“GENTE TENHO UMA NOTICIA EU ME MATRICULEI EM UMA ACADEMIA, E DETALHE EU E A MINHA FAMILIA MEUS FILHOS VÃO FAZER NATAÇÃO, O MEU ESPOSO MUSCULAÇÃO, E EU VOU FAZER HIDRO E MUSCULAÇÃO QUE CHIQUE NE... DEUS ME AJUDE A VENCER O PECADO DA GULA E ME DA ANIMO E FORÇA SENHOR, POIS SENTI NÃO COSIGO NADA”

“Oi meninas! Sou recente neste grupo, e depois de ler os comentários resolvi deixar a minha história. Tenho 46 anos, e sempre sofri com a obesidade. Luto desde os meus 10 anos. Mas devido a muitos problemas pessoais engordei tanto que fiquei com obesidade mórbida. Já consegui emagrecer 20kgs, mas ainda preciso emagrecer 30Kgs. Só que quando cheguei nos 85 kgs, não consegui mais emagrecer. Luto sozinha, pq não tenho o apoio da família. Mas agora neste grupo, tenho muita fé que conseguirei emagrecer e o mais importante, deixarei de me sabotar. Muito obrigada pelo carinho de vcs. Bjs”

“Vou contar minha história pra vocês, eu faço exercícios diariamente há uns 6 meses, junto com a reeducação alimentar, mas me reeduquei principalmente em relação a quantidade, pois em qualidade, minha mãe sempre nos orientou e deu exemplo. Sempre fomos "naturebas". Aprendi a quantidade do que comer, e isso fez com que eu perdesse 22kg em 6 meses. Me sinto maravilhosa e agora quero manter, saí do 56 e fui para o 46/48, cheguei no meu ideal.
Não gosto de ir para a academia, por isso faço meus exercícios em casa. E pra você que não gosta de jeito nenhum, faça um esporte, dance, com certeza vc vai achar alguma atividade que lhe agrade. E uma coisa que aprendi tb, não se culpe por não gostar de fazer exercício, esqueça da droga da palavra CULPA, e outra coisa, não se COMPARE com ninguém! Cada um tem um biotipo de corpo, cada um tem uma constituição.
Mais do que minhas curvas durinhas, eu ganhei mais saúde. Eu já estava cansando em subir as escadas.
Temos que exigir respeito, temos que nos aceitar, e no meu da aceitação buscar o equilíbrio para nos analisar.
O bacana da vida não é ser magro, é ser saudável, independente do seu peso! ”


Esses são alguns depoimentos postados no mural do grupo diariamente. Tornou-se uma forma de diário utilizado por todos os participantes. Se uma das meninas deixa de cumprir sua meta, seja devido a chuva que impediu a caminhada ou porque exagerou nos docinhos na festa do filho, as outras incentivam, pois sempre há o dia seguinte para compensar.

É importante dizer que o grupo não foi criado para impor padrões, nem incentivar pessoas a seguirem dietas da moda ou privar-se de comer o que gostam, mas sim que é possível ser feliz como você é e ser saudável, respeitando os próprios limites.

Ficou interessada e quer fazer parte do grupo? Clique aqui.

Beijos Plus

4 comentários:

  1. Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Quanto preciso emagrecer para fazer uma lipo? Tenho uma consulta agendada para a próxima semana na clínica Master Health aqui em São Paulo, mas queria tirar essa dúvida antes. Como posso fazer esse cálculo de quantos quilos devo perder? Tem a ver com o IMC?

    ResponderExcluir
  2. Voltei para dizer que fiz a consulta e adorei. A Master Health tem um site dedicado à lipoaspiração, bem completo. Esse ano com certeza farei a lipo. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fátima! O importante é sempre procurar orientação de profissionais para qualquer decisão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas! Estar acima do peso é sempre um problema para nós mulheres, né? A indústria da imagem criou um esteriótipo de beleza que para conseguir alcançar exige muito trabalho. É claro que temos que associar beleza com saúde. Se os quilinhos a mais nos prejudicam em nossa saúde, com certeza devemos procurar um especialista. Fátima, conheço a Master Health e lá eles tem muitos profissionais que vão poder te ajudar. Adoro o Mulheres Notáveis. Um beijos pra todas!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por comentar.
PADRÃO DE BELEZA É SER FELIZ!