domingo, 1 de janeiro de 2012

Tatiana Gaião - Sucesso e superação, dentro e fora das passarelas

Divas queridas!!

Mais uma vez o sol brilha e um novo ano começa.

Que 2012 seja repleto de boas energias, alegria, saúde, amor e vontade de vencer!
O 1º post do ano é sempre especial. O nosso tem vários motivos para isso.

Ele traz uma história de determinação e superação. Um exemplo de que podemos ser exatamente o que desejamos, basta acreditar.

Além disso, dia 01/01 é aniversário dela. A nossa querida Tatiana Gaião.
Dessa forma, o post de hoje é para homenagear e parabenizar nossa Diva!
Matéria inspiradora. Confiram.


 Talvez muitas a conheçam somente como a 1ª Miss Plus Size Carioca ou como a modelo gordinha de autoestima elevada que está fazendo sucesso nas passarelas.

Mas nem sempre foi assim. Quem vê Tatiana feliz e segura hoje, não imagina tudo o que ela enfrentou até chegar onde está. O que faz de sua história uma lição sobre como vencer 
desafios.
 Tatiana Gaião tem 30 anos, veste manequim 48 e venceu o 1º concurso Miss Plus Size Carioca em 2010.



Antes de se tornar Miss, ela estudou Enfermagem na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com formação voltada para saúde mental e atualmente trabalha na área de saúde com liderança e emergência em uma instituição militar.

Sim! Ela concilia a carreira de modelo com um trabalho sério e de muita responsabilidade. Cargo conquistado através de muito esforço, superação de obstáculos e preconceitos.
Tati conta que para ela é fácil conciliar as duas profissões ao mesmo tempo, pois trabalha em esquema de plantão, então se tiver algum compromisso como modelo no dia do plantão, tem flexibilidade para fazer troca de escala.

Tati foi admitida no cargo atual através de concurso público. Sabemos que passar em uma prova dessas não é fácil. É necessário dedicação e estudo, sem contar a concorrência.

Em seu livro “Da depressão às passarelas – Subindo os degraus da autoestima” Tatiana fala sobre os desafios que venceu para conseguir seguir a carreira dos seus sonhos. Para ela um cargo público significava realização profissional, pois sempre teve paixão e admiração pela instituição militar em que trabalha hoje. Foi aprovada no exame teórico do concurso e foi convocada para o teste de aptidão física, que passou com facilidade, pois sempre teve o hábito de freqüentar academia e tentar manter uma alimentação saudável, porém, quase viu seu sonho fugindo do alcance no teste de saúde por estar acima do peso, mesmo com todos os exames em dia.
 
Sonho realizado. Hoje Tatiana é 2º Tenente Enfermeiro.
Só exerce bem a profissão quem realmente gosta do que faz. Não é nada fácil aguentar certas coisas, como uma saúde pública precária e pessoas com uma carga de energia nada positiva o tempo todo. Buscar o prazer em ajudar ao próximo é recompensador no final, mas tem que ter “estômago” pra isso.
Primeiro lugar é necessário ter vocação para isso! Não faça nada na sua vida que não te dê certo prazer e orgulho em fazer. Ter a vida de outra pessoa em suas mãos não é tarefa fácil para se fazer com desdém, mas quando o trabalho é bem feito, torna-se recompensador!
Depois são só coisas práticas: procurar uma boa faculdade, estudar pra valer, dedicação integral!


Diz Tatiana sobre as dificuldades de um cargo como esse e quais os passos devem ser seguidos para formar-se em Enfermagem.

Ensaio Casting Models - Foto Alex Keher
Ensaio Casting Models - Foto Alex Keher
A carreira de modelo começou de forma inesperada. Tatiana fez um book para satisfação pessoal e após isso as oportunidades começaram a surgir, até porque, segundo ela, sempre foi fotogênica. Escondia-se devido aos bloqueios que tinha desde a infância.
Hoje Tatiana é conhecida nacional e internacionalmente. Por que então continuar trabalhando na instituição? Vejam o que ela pensa a respeito:

Eu sou?! Acreditem se quiser, eu me considero ainda no início da carreira. Estou neste ramo há pouco mais de um ano apenas e ainda tenho muito pra fazer e aprender! Vejo meninas que ja tem muito mais tempo de carreira do que eu e me espelho nelas.
Apesar de estar bem engajada no mundo Plus atualmente, ainda não é possível me manter financeiramente apenas disso e, meu trabalho como enfermeira é minha garantia, afinal, sou concursada pública.


O mercado Plus Size tem crescido bastante, mexendo com os sonhos de muitas mulheres. O que você tem a dizer sobre isso?

Penso muito sobre isso e procuro alguma forma para mostrar que não é fácil pra ninguém. Mas também não tenho o direito de acabar com o sonho de alguém, então, procuro sempre alertar meninas que me procuram querendo saber como fazer para entrar no mercado, mas incentivando, de alguma maneira, para que elas não desistam de sonhar, porém sempre com o pé no chão.
Assim como nem toda magrinha tem vocação pra ser modelo, nem toda gordinha também.


Ser reconhecida no mercado Plus não é nada fácil. O mercado está em crescimento e a concorrência é grande. Temos que tomar muito cuidado para não sermos seduzidas por um mundo de glamour ao ponto de esquecer-se da realidade. Pé no chão sempre!

Foto: Kelly Hato
O fato é que a garota de Ipanema GG é um exemplo de superação e coragem. Sua história nos mostra que podemos sim superar nossos limites, basta acreditar que somos capazes.
Perguntei se pensa em deixar uma das profissões, sobre seus planos para o futuro e descobri que Tatiana está cheia de novidades:

Por enquanto não pretendo deixar a Enfermagem, mas o dia de amanhã pertence somente a Deus! Estou fazendo um excelente trabalho com minha coach, Nayra Magalhães, abrindo leques de opções para meu futuro profissional no mundo Plus. Isto tem me deixado bem otimista com relação ao futuro!
Atualmente, além de modelar, escrevi um livro, estou coordenando o segmento Plus Size de uma agência de publicidade (Casting Models) e tenho planos para lançar uma coleção de vestidos com meu nome! Aguardem...
(risos).

Ensaio para loja Beatriz Pestana

Ensaio para loja Beatriz Pestana

Meninas, não importa o caminho que vocês escolham:

Cuidem da sua saúde, pratiquem exercícios e aceitem-se!
Confiem em sua capacidade de vencer!

Acreditem que em qualquer profissão é necessário haver preparo, conhecimento e no mínimo alguma identificação com a profissão. Se quiserem ter uma carreira bem sucedida, o ideal é buscar trabalhar com algo que você se identifique, pois quando temos satisfação com o que fazemos, os resultados são melhores e recompensadores.

“Nós podemos ser felizes de qualquer maneira. Isto depende somente de nós mesmos e da confiança que temos nos planos de Deus para nós.” (Tatiana Gaião)

Gostou da história da Tati?
Você pode saber muito mais no livro DA DEPRESSÃO ÀS PASSARELAS, SUBINDO OS DEGRAUS DA AUTOESTIMA
A autobiografia motivacional de Tatiana Gaião, onde a mesma conta sua história de superação com relação ao excesso de peso e, como deu a volta por cima, tornando-se modelo e a primeira Miss Plus Size carioca. Hoje, como referência de amor próprio e autoestima, Tatiana expõe seus conflitos internos, com muito realismo e sentimento, a fim de servir de estímulo para homens e mulheres a superarem seus traumas como ela o fez.
O livro pode ser adquirido através do site Clube dos Autores. Para mais informações, clique aqui.

Beijos Plus!

Sil Moreira e Bia Pias

Um comentário:

  1. Uau, adorei, começando o ano muito bemmmm, dando um gás, assim, Beijos, lindas, Bia e Sil!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por comentar.
PADRÃO DE BELEZA É SER FELIZ!