quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

2012 Diferente - Saúde Financeira


 Quando falamos em bem-estar, qualidade de vida, lista de projetos, 2012 Diferente, não podemos esquecer que saúde financeira é um tópico bastante importante para que os anteriores tenham sucesso.
Finanças pessoais, quando mal administradas, podem causar stress, ansiedade e até desentendimento familiar.

"Estudos longos e profundos mostram que pessoas ansiosas costumam comer demais", sustenta o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, que integra o Grupo de Estudos do Comer Compulsivo e Obesidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Saiba mais aqui.

Nada melhor que começar o ano colocando o planejamento financeiro em ordem. Para ajudar, trouxemos algumas dicas simples, que podem ser aplicadas ao dia-a-dia, e que no final do mês farão grande diferença.

Planejamento anual

Faça uma previsão de suas despesas ao longo do ano. E um ótimo começo, assim você saberá quanto vai gastar e não corre o risco de ficar no vermelho.

Você pode usar seu caderno de projetos para listar suas despesas e contas a pagar mensalmente. Com este controle você saberá quanto já gastou durante o mês e poderá analisar no final, se está gastando desnecessariamente. Sim, pois os pequenos gastos do dia-a-dia quando somados fazem grande diferença. Sabe aqueles R$ 2,00 que você gasta com algum docinho todos os dias? No final do mês totalizarão R$ 60,00. Calma. Há alternativas saudáveis para reduzir esse custo pela metade.

É importante cortar gastos desnecessários, porém, mais importante ainda, é não privar-se das coisas que você gosta ou está habituada a consumir.

No site Doutor Finanças, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, você pode fazer uma análise financeira gratuita, e de acordo com as informações fornecidas, é gerado um relatório com dicas para melhorar seus hábitos e conquistar uma vida financeira saudável. Não há perguntas pessoais (salário, renda, etc.). É simples e rápido.

O planejamento anual também pode ser feito através de uma planilha no excel, onde são inseridos créditos e débitos mensalmente. Caso tenha interesse, solicite por e-mail (pinupplus@hotmail.com), e enviaremos sem custo.

Para finalizar, dicas do Gustavo para sair do vermelho.

10 dicas para sair do vermelho:

1) Jamais use o cheque especial ou o pagamento parcial do cartão de crédito. Peça empréstimos no banco, que saem mais baratos;
2) Passe a controlar os saldos de seu cartão de crédito com mais frequência, pelo menos a cada 10 dias, para que deixe de gastar além do esperado;
3) Tenha uma idéia do tamanho de seu problema: a primeira coisa a fazer é anotar TODOS os gastos do mês, inclusive os gastos pequenos, para descobrir de onde cortar;
4) Elabore um plano radical de enxugamento de gastos na maior intensidade possível, para que a dívida seja amortizada de uma vez. Não adianta ir pagando aos pouquinhos, pois os juros voltam a aumentar rapidamente a conta que você já pagou;
5) Quanto mais intenso for o corte de gastos e menor o tempo necessário para isso, menores serão os desgastes no relacionamento familiar;
6) Acabe de vez com a tentação das compras a prazo;
7) Use todos os tipos de poupança que você tem. Não adianta estar com investimentos e perder mais com os juros da dívida. O mesmo vale para bens como terrenos e imóveis à espera de valorização;
8) Fuja de atividades de lazer que custam. Aprenda a valorizar as coisas preciosas da vida que não custam nada, como um passeio ao ar livre ou uma reunião com amigos ou com a família;
9) Enquanto não conseguir quitar toda a dívida, substitua-a por outras mais baratas, como antecipação de restituição de Imposto de Renda ou venda do automóvel e compra de outro parcelado. Use todo o dinheiro da venda para reduzir a dívida.
10) Divida seu plano de ajuste com a família. É importante que todos estejam engajados, para que haja maior co-motivação.


Gustavo Cerbasi é Mestre em Administração / Finanças pela FEA/USP, formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em Finanças pela Stern School of Business - New York University e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Leciona em cursos de pós-graduação e MBAs pela Fundação Instituto de Administração, além de diversos cursos ministrados in company.
Com experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos por todo o Brasil.
Em 2009, foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes, segundo a revista Época.
 


Sites pesquisados:    
www.maisdinheiro.com.br 
www.doutorfinancas.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e por comentar.
PADRÃO DE BELEZA É SER FELIZ!